domingo, 28 de agosto de 2011

Plano de Aula - Educação infantil de 0 a 3 anos.




Primeiras acrobacias
Faixa etária
0 a 3 anos

Conteúdo
Desafios corporais
Objetivo

Fortalecer a musculatura.
Tempo estimado
Livre.

Desenvolvimento

Centro da educação infantil
- O piso não deve ser escorregadio, e o ideal é que haja rampas com pouca inclinação para subir e descer engatinhando ou escadas de poucos degraus.
- Espalhe colchonetes se alguma atividade envolver risco de queda.
- Coloque equipamentos que dêem suporte às crianças, como almofadas para as que estão começando a sentar e pufes, caixas de papelão e uma barra para as que querem ficar em pé.

Atividade 1

Cada frase que o professor disser será repetida pelas crianças.
"Vamos passear no parque?"
"Então, vamos!" (caminhar pelo espaço)
"Xiii! Olha lá! Um lago!"
"Vamos passar?"
"Por cima não dá!" (esticar o corpo)
"Por baixo não dá!" (abaixar o corpo)
"Então vamos nadar?" (movimentar os braços)
O jogo prossegue com variações nas propostas de movimentos:
"Xiii! Olhá lá! Uma montanha! Vamos subir?" (movimentar braços e pernas, como se estivesse subindo)
"Um canil de cachorro Vamos entrar?" (arrastar-se pelo chão ou andar agachado)
Entrando na canil de cachorro, o professor diz:
"Xiii! Está tudo escuro!" (fechar os olhos e tocar nos colegas)
"Xiii! Uma cauda comprida... um pêlo macio... um focinho gelado... É um cachorro muito brabo! Vamos correr?" (correr, fazendo o caminho inverso)
"Xii! Um canil de cahorro! Vamos sair? Xii! Uma montanha! Vamos subir? Xii! Um lago! Vamos nadar? Xii! Uma casa! Vamos entrar? Xii! Uma porta! Vamos fechar?" (deitar no chão)
Para concluir:
"Ufa! Os cahorros  não pegou ninguém! Ainda bem!" (descansar)

Atividade 2

Os desafios corporais podem variar conforme a proposta. Por exemplo, passear no fundo de um lago: nesse caso, os movimentos de braços e pernas são feitos com todos deitados no chão. Outras opções são entrar em tocas de peixes, passar por muitas algas, afundar num abismo profundo e fugir de um tubarão.

Atividade 3

Uma outra opção é fazer de conta que está voando: as crianças podem fazer a seqüência de pé, para se locomoverem no espaço. Sugira que elas sejam pássaros, que voem sobre a montanha, pousem numa rocha, mergulhem num abismo e fujam de um gavião.

Avaliação
O importante aqui não é saber quem consegue ou não fazer o que foi proposto ou comparar a agilidade de um e outro. Avalie se o tempo de duração foi adequado, se os pequenos se envolveram e seguiram suas sugestões. Verifique se alguma coisa deverá ser modificada numa próxima vez.

Um comentário: