terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A Floresta Amazônica pode ser considerada o 'pulmão do mundo'?


A Floresta Amazônica pode ser considerada o 'pulmão do mundo'?
Camila Soares

Com 7% da superfície total do planeta, a Amazônia abriga cerca de 50% da biodiversidade mundial. Para muitos, é considerada o "pulmão do mundo". Mas podemos considerar essa afirmação correta? De acordo com Antonio Ocimar Manzi, coordenador no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a resposta é não
Com 7% da superfície total do planeta, a Amazônia abriga cerca de 50% da biodiversidade mundial. Para muitos, é considerada o "pulmão do mundo". Mas podemos considerar essa afirmação correta? De acordo com Antonio Ocimar Manzi, coordenador no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a resposta é não



A região inclui nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão, Foto: Carlos Silva / Futura Press.
Segundo ele, a vegetação, que cresce por meio da fotossíntese, captura gás carbônico da atmosfera e libera oxigênio, ao contrário do pulmão que transforma oxigênio da atmosfera em gás carbônico. A Amazônia apresenta uma taxa muito grande de fotossíntese e, por conta disso, foi durante algumas décadas comparadas a um grande pulmão "invertido", o "pulmão do mundo". No entanto, o professor explica que a floresta também libera gás carbônico na atmosfera, por respiração das plantas, e no processo de decomposição de troncos, galhos, folhas mortas e animais.
Dividida entre nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do estado do Maranhão, a Amazônia é considerada uma floresta madura e, em termos do balanço de carbono e de outros nutrientes, deveria estar em equilíbrio. Por isso, em princípio, não é correto considerá-la um "pulmão do mundo".
"A concentração de oxigênio é responsável por aproximadamente 21% do volume da atmosfera, enquanto que a concentração de gás carbônico é responsável por menos que 0,04%. Portanto, mesmo que a floresta pudesse retirar todo esse gás carbônico da atmosfera, a concentração de oxigênio da atmosfera pouco mudaria", explica.
Em contrapartida, pesquisas recentes realizadas pelo Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), coordenado pelo Inpa, têm mostrado que a Floresta Amazônica está aumentando a sua biomassa, isto é, ela está retirando mais gás carbônico da atmosfera do que emitindo.
Segundo o pesquisador, a concentração de gás carbônico da atmosfera tem aumentado muito. Isto se deve à utilização de combustíveis fósseis e a substituição de áreas de florestas para a produção agropecuária e construção de barragens. Com isso, a floresta amazônica está contribuindo, como seria esperado pelo chamado "pulmão do mundo invertido", para amenizar os efeitos do aquecimento global.
 Referência: Terra

O verdadeiro pulmão do mundo!

O verdadeiro pulmão do mundo!



Quem é o pulmão do mundo, a Amazônia ou as algas? Todo mundo já ouviu falar que a Amazônia é o pulmão do mundo, não que essa pessoa esteja completamente errada mais ela não está completamente certa porque o pulmão do mundo são as ALGAS sim as algas, você deve esta se perguntando por que as algas?
Então elas são o pulmão do mundo, pois a maior parte de oxigênio produzido no planeta (podemos dizer cerca de 90%) vem dos oceanos produzidos pelo fitoplâncton (algas microscópicas em suspensão no mar), e os outros 10% é produzido pelas plantas terrestres, principalmente, de florestas em regeneração.
 As plantas produzem oxigênio sim, mas nos só aproveitamos 10% dele os outros 90% é de uso próprio, ou seja, na Amazônia, o oxigênio produzido é consumido na própria floresta, a partir da decomposição da sua própria matéria orgânica. Acontece que isso não tira a importância desta exuberante floresta. Se ela não é o "pulmão do mundo", ela é o ar condicionado, pois se for destruída, alteraria o clima global. 
Referência: http://cuideja.blogspot.com.br/2009/01/o-verdadeiro-pulmo-do-mundo.html. Acesso: 26 de fevereiro de 2013.